segunda-feira, 25 de maio de 2015

Parque Salutaris se firma como principal ponto turístico de Paraíba do Sul

O endereço à Rua Cel. João Werneck, 997, abriga uma das áreas responsáveis por parte importante da história de Paraíba do Sul. Hoje completamente revitalizado, o Parque de Águas Minerais Salutaris atrai, todos os finais de semana, centenas de crianças, jovens e adultos que, em meio à natureza, buscam a diversão e momentos de raro prazer.


A importância da Salutaris para o município não pode ser medida. Suas belezas naturais, as raras águas minerais e o ambiente tranqüilo fazem do local um dos parques mais admirados do interior do Rio de Janeiro. E isso não é de hoje. Em 1887, segundo o DRM-RJ, foi descoberta a fonte de água alcalina, a primeira, que deu ao parque o título de 1ª Estância Hidromineral do Estado do Rio de Janeiro.


Na época, segundo relatos históricos, o então vereador Martinho de Freitas Vieira fez um pronunciamento na Câmara Municipal, na sessão de 30 de junho de 1887. Anunciou à administração municipal dos efeitos medicinais que o povo atribuía as duas fontes existentes à direita do Rio Paraíba e a cerca de 2 Km da cidade. Após testes na Farmácia Normal, do Sr. Jesuíno José dos Santos, confirmou-se a qualidade das águas.


Mas nem tudo foram flores na trajetória da Salutaris. Na história recente, o Parque escapou de diversos atentados de administrações públicas anteriores. Tentaram transformá-lo em um loteamento, fruto de um total desrespeito com a história da cidade. O local chegou a ficar 15 anos em total abandono, gerando apreensão nos sul-paraibanos que tanto visitaram o parque e tem muitas histórias de suas vidas contadas no local. Outro atentado covarde foi a tentativa, recente, de construção de uma escola no parque, demonstrando total falta de respeito com a memória de Paraíba do Sul.


Sempre defensor do Parque de Águas Salutaris, antes mesmo de entrar para a vida pública, o prefeito Marcinho travou batalhas históricas contra administrações que tentaram desrespeitar o parque e os sul-paraibanos. Defensor declarado da causa, Marcinho conseguiu impedir todas as tentativas de descaracterização do local, ajudando a preservar a história.


Com muito trabalho, Marcinho acabou com o abandono de 15 anos. Foi devolvido para a população sul-paraibana o parque todo reformado, todos os poços limpos e descontaminados; fontanário com as três fontes (Alexandre, Nilo Peçanha e Maria Rita) e as três águas jorrando livres de qualquer contaminação nas fontes. A tradicional Fonte Alexandre, localizada mais adentro do parque, também foi reativada. Porcos e bois já não são encontrados no local; o córrego foi limpo; até mesmo o galpão que abrigava a antiga fábrica de águas minerais recebeu revitalização, embelezando ainda mais ponto turístico tradicional.


Nem loteamento, nem escola, nem fórum; hoje o Parque de Águas Minerais Salutaris é o que sempre foi, entretanto, bonito, revitalizado, funcional, agradável e o principal ponto turístico de Paraíba do Sul, local de encontro de amigos, casais e turistas. Lugar de gente feliz!!!